Imagem capa - 5 modinhas que você se arrependeu de ter usado...  e as 5 que você ainda vai se arrepender! por Vitor Hugo Nercolini Rebellato

5 modinhas que você se arrependeu de ter usado... e as 5 que você ainda vai se arrepender!




 Nos meus posts, eu sempre falo sobre a atemporalidade, looks que nunca saem de moda. Vocês devem me achar um tanto chato, não é? Mas a partir de hoje vocês vão me dar razão! Separei aqui uma lista de coisas que você provavelmente já usou no passado e não tem muito orgulho atualmente. Mas… eu também fiz outra lista, com coisas que estão em alta hoje e amanhã podem não estar (vai rolar aquele arrependimento).


1 – Bota plataforma lona (bônus se usou com legging)




Vamos começar por esta aqui! Confesso que foi muito difícil achar fotos dessas botas na internet. Parece que a humanidade quer esquecer que elas existiram. Mas graças ao tuíte da bicmuller (https://twitter.com/bicmuller), essa tendência nunca morrerá!

A escolha do calçado para compor esta lista foi acirrada. Havia um forte competidor: o tamanco. Sim, aquele mesmo, com uma tira de couro como alça e solado de madeira. No final, a bota plataforma foi vencedora porque quase sempre era acompanhada por outro ícone da moda: a calça legging que, somados a uma blusa longa e um cinto, formavam o look perfeito para ir na festa rave! Socorro!



2 – Cabelo da Mariana Ximenes


Ficou popular a partir da novela Uga Uga, na pele da personagem Bionda. Imediatamente as coisinhas que ela usava nos cabelos fizeram a cabeça de uma geração – se me permitem o trocadilho. O tererê virou febre. A tendência era também deixar uma mecha solta de cada lado do rosto.




Ainda falando de cabelos, não podemos esquecer daquela onda de mechas ultra marcadas. Era literalmente um cabelo listrado em dois (ou mais) tons, eternizado por Christina Aguilera.



3 – Calça de cós baixo (bônus se usou com calcinha aparecendo)


Também responsável por deformar a barriga das mulheres, a calça de cós mega-ultra-baixo é um verdadeiro ícone dos anos 2000. Só falando isso sei que surgiu na sua cabeça a imagem da Paris Hilton usando essa peça com um lenço amarrado como um top.




A moda era combinar essas calças com tops super justos e curtos que deixavam o piercing no umbigo à mostra. Você poderia completar o visual com uma corrente pendurada na cintura. Estiloso, não acham?

Por falar em calça, não posso esquecer o modelo cargo, ou skate girl. Com uma baby-look, você saía com um look estilo Avril Lavigne!



4 – Essa maquiagem - que nem sei como descrever!


Vamos analisar: sobrancelha fina, sombra metálica, blush cobrindo metade do rosto. Faltou o batom claro com contorno de lápis mais escuro. Vale lembrar que esses itens podem aparecer em um combo, como na foto, ou separados. O que não fragmenta o mau-gosto, vamos combinar!




Quero fazer um especial para o lápis preto na linha d’água inferior. Atualmente, qualquer tutorial do Youtube diz que isso diminui os olhos e os deixam caídos, mas na época ninguém parecia se preocupar com isso! Se está na moda, tem que usar!



5 – Calça saruel.


O item mais recente de nossa lista é a calça saruel. Essa calça que mais parece um pijama dá vergonha de usar mesmo em casa.




À medida que escrevo este post, a lista se torna cada vez maior: bolerinhos, calça por baixo do vestido, sneaker de salto... mas vamos parar por aqui. 

Agora vamos pensar no futuro… Em 2025, quais tendências passageiras da atualidade vão te deixar envergonhada?

 

1 – Vestido transparente


Há duas formas de analisar o look: 1) É um vestido transparente; ou 2) top e calcinha cintura alta com robe transparente.




2 – Cílios gigantes


Item indispensável em qualquer produção social na atualidade, os cílios postiços aparecem ocasiões, desde ir ao shopping, casamentos e consulta médica! Pra que usar viseira se o seu cílio faz sombra no seu rosto?




3 – Contouring e Iluminador (reboco na cara)


Kim Kardashian tem um papel fundamental e influencia as escolhas de moda e estilo na atualidade. Com certeza seu maior “filho” é o contouring. Ela usou a técnica no dia 25 de agosto de 2008, quando viajou a nova York para promover seu reality show "Keeping up with the Kardashians". Mesmo com um dedo do pé quebrado, ali estava ela, glamurosa, com sua nova criatura, que contou com a colaboração do maquiador Mario Davidanovic.




Foi o big-bang para os artistas da beleza. Milhões de paletas de contorno foram criadas. O contouring se tornou praticamente obrigatório até para a maquiagem do dia-a-dia, sempre tentando deixar os traços de todas as mulheres iguais. Se você “afina aqui” e “aumenta ali” com corretivos claros e escuros é por causa desta técnica.




Kim já disse em 2016 que “menos é mais”, mas esse modismo é duro de matar! Será que vai existir um mundo pós contouring?

Ainda considerando a maquiagem, dois elementos não podem faltar: o iluminador e a sombra cut crease.






4 – Sobrancelhas superproduzidas (todo mundo com a mesma sobrancelha)


Você com certeza já viu o tutorial: há uma verdadeira geometria facial envolvida em deixar a sua sobrancelha no tamanho e curvatura perfeitas. 






Sem contar a quantidade de produtos que existem no mercado para desenhar, pentear, iluminar, fixar, que não são à prova d’água. Cuidado com a chuva, meninas!

Claro que está muito mais bonito do que aqueles fios que eram chamados de sobrancelha na década passada, mas parece que um mesmo modelo de sobrancelha migrou para muitos rostos diferentes.




O mundo da beleza já está cansando das sobrancelhas extremamente esculpidas, arqueadas, contornadas e cheias de produtos. Talvez a chave seja a naturalidade. Já existem, inclusive, muitos tutoriais na internet falando sobre deixar as sobrancelhas marcadas de lado.



5 – Camiseta fé e estampa Supreme ou estampa lacre.


Toda loja de departamentos tem ao menos uma dezena dessas. Pode reparar quando sair na rua: todo mundo tá usando uma camiseta branca ou preta, com frase de efeito e letras similares. Os modelos “Supreme” e “Fé”, então...






A lista pode seguir, com menções honrosas como a pochete, os oclinhos, a meia arrastão acima do umbigo com short... mas vamos parar por aqui!

 

Eu sempre falo que devemos optar por peças atemporais nos ensaios. Vocês entenderam por quê? Existem roupas que nunca saem de moda: estas que vocês devem escolher. Daqui a 20 anos você precisa olhar para a suas fotos e se sentir bonita, sem arrependimentos por apostar no oclinhos!

Vocês podem acompanhar aqui no blog outros posts em que falo sobre peças atemporais. Lembre-se que não é difícil, basta uma calça jeans e uma t-shirt branca!

 

 Fontes:

https://www.buzzfeed.com/tabathaleggett/photos-youll-recognise-if-you-used-make-up-in-the-00s

https://www.revelist.com/makeup/kim-kardashian-contouring/9042

https://www.irishexaminer.com/breakingnews/lifestyle/fashion/contouring-is-over-this-is-what-make-up-artists-say-you-should-be-doing-instead-851951.html

https://www.vogue.co.uk/article/kim-kardashian-on-contouring-vogue-festival

https://www.tudosobremake.com.br/noticia/tendencia-de-sobrancelha-para-2019-saiba-como-e-o-efeito-que-promete-bombar-no-proximo-ano_a23278/1

https://twitter.com/bicmuller/status/1100455927508025347

https://twitter.com/bicmuller/status/1100787566356430848